Urologia

O que é câncer de próstata?

A próstata

A próstata é uma glândula localizada na região pélvica do homem com o tamanho de uma noz e é responsável por produzir uma secreção encarregada pela nutrição e transporte dos espermatozoides.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma anomalia em que as células prostáticas podem sofrer modificações moleculares se multiplicando de forma descontrolada, podendo avançar e atingir outros órgãos, tanto localmente como à distância.

Fatores de risco

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata é a idade. Quanto mais avançada a idade, maiores as chances de desenvolver a doença.

O câncer de próstata também pode ser diagnosticado em jovens abaixo dos 40 anos de idade. Atualmente, a média de diagnóstico da doença é de 69 anos.

Outro fator de risco é a história familiar. Homens com parentes em primeiro grau que já tenham tido a doença também são mais propensos a desenvolver o câncer de próstata.

Quais os sinais e sintomas?

Normalmente, a doença apresenta um desenvolvimento lento e sem nenhum sintoma nas fases iniciais. Por isso, é importante fazer o acompanhamento com seu urologista.

Após a fase inicial, a doença pode causar:

  • sintomas urinários obstrutivos: diminuição do jato urinário, gotejamento após micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, micção em dois tempos, retenção urinária;
  • sintomas urinários irritativos: aumento da frequência urinária, urgência, incontinência, aumento da frequência urinária noturna.

Com o avanço da doença, ele pode espalhar-se e atingir os órgãos vizinhos como a bexiga, ureteres ou reto, causando sintomas como dor pélvica, sangue na urina, inchaço escrotal, dor lombar e inchaço das pernas, quando os linfonodos da pelve e abdômen estão bastante comprometidos.

Na maioria das vezes, as metástases ocorrem nos ossos, principalmente na coluna, no quadril e nas costelas, ocasionando dor localizada nestas áreas. Pode haver fraqueza, falta de energia, de apetite e mesmo anemia nos casos mais avançados.

Estes sintomas, no entanto, são inespecíficos e podem estar relacionados a outras causas.

Causas

As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas, no entanto, já se sabe que ele é originado de desequilíbrios genéticos que causam alterasse moleculares responsáveis pelo seu desenvolvimento. Os fatores ambientais também podem estar envolvidos, desencadeando ou acelerando esse processo.

Diagnóstico

Como no início da doença não há sintomas, é recomendado que todos os homens a partir de 50 anos sejam avaliados anualmente através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para diagnóstico da doença.

Os homens que tem histórico de câncer de próstata na família e da raça negra devem iniciar a avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado. O diagnóstico também pode ser suspeitado nas fases mais avançadas da doença, pela presença dos sintomas já descritos.

Como prevenir

A melhor maneira de prevenir o câncer de próstata é fazer um diagnóstico precoce da doença. Ao ser detectada em estágios inicias, o tratamento aumenta muito as chances de cura – já que não há prevenção propriamente dita.

Tratamento

O tratamento depende do estágio da doença (localizado, localmente avançado ou avançado), da idade e das condições clínicas do paciente.

Em pacientes com doença inicial, localizada na próstata, incluem-se como opções:

  • a vigilância ativa (apenas acompanhar a evolução do quadro);
  • a cirurgia (prostatectomia radical, ou seja, a retirada da próstata);
  • a radioterapia (externa ou branquiterapia).

Nos casos de doença localmente avançada, cirurgia e radioterapia são as opções, buscando a cura do paciente. O mais importante é que todos os homens se conscientizem da importância de ir ao urologista para fazer todos os exames e fazer o acompanhamento. Quanto mais cedo o câncer de próstata é diagnosticado, maiores as chances de cura.

Clique aqui e faça seu agendamento de consulta.

  • Dr. Aguinaldo Nardi

    Urologia e Especialista em Reprodução Humana

  • Dr. Bruno Felipe Souza

    Urologista