R. Felício Soubihe, 3-81, Jd. Planalto | Bauru/SP

(14) 3223-3040

Apendicite Aguda

Tratamentos e Doenças

Apendicite Aguda

Apêndice cecal é uma estrutura em forma de tubo, em geral tem de 6 a 12 cm de comprimento, com menos de um centímetro de espessura e que termina em fundo cego localizado no ceco, que é a parte inicial do intestino grosso.

Não se sabe ao certo qual é a sua função e parece se tratar do resquício de uma estrutura linfática que teria perdido sua função durante a evolução humana.

A apendicite aguda é a inflamação do apêndice cecal.

A apendicite aguda geralmente ocorre quando há obstrução da luz do apêndice por fecalitos ou processo infeccioso. Essa obstrução causaria a proliferação bacteriana excessiva dentro do apêndice com formação de gases e aumento da pressão e, eventualmente, ruptura da sua parede com o extravasamento de liquido purulento, podendo ocasionar uma peritonite

Os sintomas mais comuns são mal-estar e dor na região do epigástrio e é muito comum haver perda de apetite e sintomas infecciosos. Posteriormente a dor se localiza do lado direito e inferior do abdome e pode ter forte intensidade. O tempo em que isso ocorre é muito variável e podem ocorrer sintomas mais prolongados quando o apêndice está localizado posteriormente ao Ceco, numa condição denominada apêndice retrocecal.
O diagnóstico da apendicite aguda é inicialmente baseado na história clínica e no exame físico, que muitas vezes pode mostrar dor localizada na fossa ilíaca direita eventualmente sinais de irritação peritoneal e de sepse. Exames laboratoriais são pouco específicos, com discretas alterações no hemograma sugestivas de doença infecciosa.

A ultrassonografia de abdome pode definir o diagnóstico, mas às vezes, pode ser inconclusiva, por tratar-se de um exame de urgência, sem preparo adequado.A Tomografia de abdome é um exame útil e preciso no diagnostico quando realizado com as condições técnicas adequadas.
O tratamento da apendicite aguda é sempre cirúrgico, podendo ser realizado da forma convencional e por laparoscopia (apendicectomia laparoscópica), que é o método de escolha quando está disponível. É necessária a hospitalização e o uso de antibioticoterapia.

Veja a animação:


Cirurgia Apendicectomia – Dr. Silvio Ikoma